Fechar [X]

Notícias

Home » Notícias

Audiência pública em Manaus: Necessidade de Fonoaudiólogos para educação infantil na rede municipal de ensino.

No dia 22 de Junho de 2016, às 16 horas, aconteceu na Câmara Municipal de Manaus uma AudiênciaPública: "Necessidade de Fonoaudiólohos para educação infantil na rede municipal de ensino" com propósito de discutir a inserção do profissional Fonoaudiólogo na rede municipal de ensino. Estiveram presente os Conselheiros do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5° Região David Lúcio Almeida e sua Suplente Rozana Teixeira, a coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Nilton Lins, A Sra. Viviane Lima, representante da classe de mães de crianças especiais do Amazonas, a Fga. Alessandra Karen, a Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Vereadora Therezinha Ruiz, e a Autora da Audiência Vereadora Rosi Matos.
Muitas mães levaram seus filhos especiais portadores de diversas alterações, elas reinvidicavam a contratação de Fonoaudiólogos para a rede Municipal de ensino.
As vereadoras Therezinha e Rosi se comprometeram em levar adiante as necessidades que foram levantadas durante a audiência.
O Delegado do Conselho David Lucio Almeida ressaltou a importância do Fonoaudiólogo especialista em Fonoaudiologia Educacional, como profissional fundamental para acompanhar a aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças, contribuindo para sua integração no seio do sistema educacional público e privado.

 

 

 

 

 

 

Período de revalidação de Cédula de Identidade Profissional

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ªRegião informa que no período de 28 de março de 2016 a 31 de outubro de 2016 estará realizando  a revalidação das Cédulas de Identidade Profissional para os  fonoaudiólogos ativos dos estados sob sua jurisdição, queainda estão como documento no modelo antigo, onde não consta data de vencimento.

Caso a sua cédula já possua a data de validade impressa na mesma, favor requerer a revalidação a partir da data que consta na Cédula.

Conforme conta no parágrafo 1º do art. 39 da Resolução 494/2016, “As cédulas de identidade profissionais expedidas antes de 31/05/2012, que não possuem prazo de validade, permanecerão válidas até 30/05/2017.”

Desta forma, o CRFa 5ª Região elaborou o calendário abaixo:

1)  Para os profissionais do Distrito Federal e Tocantins, os  pedidos de Revalidação deverão ser enviados ou entregues presencialmente na sede do CRFa 5ª Região ,em Goiânia, no horário de atendimento: segunda à sexta das 9h às 16h. Os profissionais poderão solicitar também pelo site www.crefono5.org.br através do link FONO24HORAS e enviar a documentação por correios através de carta registrada ou sedex diretamente para sede do Conselho: 

CRFa 5ª Região

Rua242,QD.71,LT.04

SetorCoimbraGoiânia-GO CEP:74.535-060

(62)3233-3209|3233-3269|3233-3620

E-mail: secretaria5@crefono5.org.br


2) Os profissionais do Acre e Rondônia deverão enviar os documentos para a delegacia em Manaus:

Delegacia CRFa 5ª Região- Manaus

Av. Carlota Joaquina, nº87

Ed Carvalho Center – 3º andar

Conjunto Castelo Branco

Manaus - AM

CEP:69.055-011

(92)3236-5042

E-mail: deleg.manaus@crefono5.org.br

 

3) Para os profissionais do Amapá e Roraima - deverão enviar os documentos para a delegacia em Belém:

Delegacia CRFa 5ª Região- Belém

Rua dos Pariquis, nº2999

Bairro Cremação

Belém - PA

CEP:69.040-045

(91)3249-7519

E-mail: deleg.belem@crefono5.org.br

VIII Jornada de produção científica da PUC-GO

O CRFa5ª Região publica lista nominal de fonoaudiólogos que obtiveram baixa em seu registro profissional

O CRFa5ª Região publica lista nominal de fonoaudiólogos que obtiveram baixa em seu registro profissional, não podendo mais exercer a profissão. Para acessar a lista CLIQUE AQUI

Audição de mil alunos de Porto Velho (RO) será avaliada até dezembro

A campanha de saúde auditiva será realizada em 20 escolas municipais. No total, 1.086 alunos do 1º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública passarão por triagem auditiva, que incluirá meatoscopia e triagem timpanométrica.

A ação, iniciada no dia 27 de abril, foi elaborada por vários órgãos, entre eles: o Grupo Condutor Estadual da Pessoa Com Deficiência, os Cursos de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas e das Faculdades Integradas Aparício Carvalho, a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho.

Das 82 crianças avaliadas até agora, 37 (45%) apresentaram suspeita de alteração, 10 em razão de queixa de pais ou professores, 15 após a realização da meatoscopia e ainda outras 12 segundo o resultado da timpanometria.

A elevada proporção de crianças com indícios de problemas auditivos se explica, em parte, por terem sido incluídas as queixas dos pais e professores em relação à audição, à fala e à aprendizagem. “Esse critério foi estabelecido como consequência de não termos disponível um teste voltado para a detecção de alterações auditivas de tipo neurossensorial”, justifica Virgínia Braz da Silva, colaboradora da campanha e professora da Faculdade São Lucas.

A triagem que será realizada em 20 escolas até dezembro constitui apenas a primeira fase de uma operação maior. “A campanha está sendo realizada como um projeto piloto, para termos base e elaborar uma campanha para atendermos toda a população de escolares do estado”, explica Virgínia Braz da Silva.

Fonte: http://www.audiology-infos.br.com/noticias/1061-audicao-de-mil-alunos-de-porto-velho-ro-sera-avaliada-ate-dezembro