Fechar [X]

Notícias

Home » Notícias

REVISTA COMUNICAR Nº66 EM TODOS OS DISPOSITIVOS MÓVEIS

 No último trimestre, a Fonoaudiologia deu um passo importante no diálogo com o Ministério da Saúde. A realização do seminário Fonoaudiologia no SUS, que aconteceu em agosto, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), inicia uma nova relação entre a profissão e o órgão máximo da Saúde no Executivo.

Os temas debatidos contribuíram para reavaliar conceitos e práticas na oferta do serviço fonoaudiológico no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Inclusive, demos continuidade ao diálogo com uma série de reuniões que já estão acontecendo entre o CFFa e o Ministério. Embora a Fonoaudiologia precise avançar em diversos aspectos, o seminário representa uma nova fase. E o marco inicial é a publicação do relatório com os desdobramento ocorridos no evento. Mais detalhes estão na editoria Fonoaudiologia na Política.

Nossa matéria de capa traz todas as informações sobre as eleições do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia. Além de compreender o processo eleitoral que acontece em 2016, o profissional deve acompanhar cada fase do pleito  e participar de forma direta, apresentando, ainda, suas demandas às chapas candidatas. Vamos continuar noticiando em nossos boletins, site e redes sociais todas as etapas e o resultado das eleições, mas isso não isenta o fonoaudiólogo de acompanhar e de se envolver no processo.

A matéria da editoria Conselho Orienta divulga o Parecer do CFFa nº 37, que dispõe sobre  a realização da avaliação do frênulo da língua, mais conhecido como Teste da Linguinha. E a Voz dos Crefonos apresenta as ações dos Conselhos Regionais e os temas mais atuais sobre a Fonoaudiologia.

Boa leitura a todos!

bt-rc-3bt-rc-2bt-rc-1

CREFONO5 PARTICIPA DE DEBATE SOBRE DESAFIOS DA FONOAUDIOLOGIA NO SUS

No dia 5 de dezembro, a presidente do CREFONO5 Conselheira Silvia Maria Ramos participou da Mesa Redonda que teve como tema SUS: Desafios da Fonoaudiologia , no auditório da área IV da  PUC Goiás no periodo matutino, com a partiipação de aproximadamente 200 pessoas, entre academicos e profissionais. O programa contou com programa cultural na abertura e com representantes dos profissionais de Fonoaudiologia no SUS – Fga. Patrícia (Maternidade Nascer Cidadão), Representante do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia - Irmã Joana Dalva Alves Mendes – Diretora CMS,Representante do Conselho Estadual de Saúde –Neusinho Ferreira de Farias – Coordenador Geral CES, além da presidente do CREFONO5, sob coordenação do fonoaudiologo Prof. Rogério Goulart Paes. Após as exposições foi realizado um debate com a platéia gerando um termo de compromisso entre as entidades. Houve ainda apresentação de posters de alunos dos estpagios na área de acções coletivas da PUC Goiás.  Na oportunidade, a presidente expos o conteudo da cartilha Contribuição da Fonoaudiologia para os avanços do SUS e debateu sobre a importancia da inserção do fonoaudiólogol nas equipes multidisciplinares  nos programas de saúde existentes.  

 

 

 

I ENCONTRO GOIANO DE INTEGRAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

COMPARTILHE CONOSCO A SUA HISTÓRIA

Quem melhor que os fonoaudiólogos para mostrar o quanto a Fonoaudiologia transforma a vida dos brasileiros? Pensando nisso, queremos que você seja a estrela do Dia do Fonoaudiólogo 2015. Envie uma história que presenciou em seu local de trabalho. As mais marcantes serão contadas na Campanha do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Acesse: http://fonotransformavidas.com.br/

CREFONO5 PARTICIPA DE REUNIÃO NA OAB GOIÁS EM FAVOR DA CRIAÇÃO DO FÓRUM DOS CONSELHOS DE FISCALIZAÇÃO

A presidente do CREFONO5 Silvia Maria Ramos, participou no último dia 10, terça feira, na sede da OAB Goiás do Fórum Goiano de Conselhos Profissionais, com o objetivo de avaliar a criação do Conselhão do Estado de Goiás.  A reunião foi presidida pelo presidente da OAB-GO, Enil  Henrique de Souza Filho, e pelo conselheiro Rodrigo de Moura Guedes e contou com a exposição do vice-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) e presidente do Conselhão Federall, José Augusto Viana Neto sobre a estrutura, os objetivos e a organização do órgão. 

Segundo José Augusto Viana, a criação de um Conselhão em Goiás será muito importante para unir em um só órgão todos os conselhos de fiscalização, para assim, os trabalhos em prol da sociedade se fortalecerem. “Hoje, a população não se lembra de procurar os conselhos para ajudá-las na busca de seus direitos, por isso temos que nos unir e intensificar a fiscalização, a colaboração e os trabalhos junto às entidades governamentais, para que os direitos da sociedade, garantidos por lei, sejam cumpridos”, disse o presidente do Conselhão Federal.
 
Estiveram presentes na reunião representantes dos conselhos regionais de enfermagem, contabilidade, economia, biomedicina, odontologia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia arquitetura e urbanismo, CRECI e CREA, que, depois de ouvirem a explanação de José Augusto Viana, sobre a importância e os benefícios da criação do Conselhão, apoiaram a sua criação.
 
Em seguida, será elaborada a minuta do estatuto do Conselhão a ser criado e agendada uma reunião, para discussão e sua aprovação..
 
Fonte: Portal OAB GO