Fechar [X]

Notícias

Home » Notícias

Participação do CREFONO5 no 30° Encontro Internacional de Audiologia

Aconteceu em Bauru de 8 a 11 de abril o 30º Encontro Internacional de Audiologia - EIA promovido pela Academia Brasileira de Audiologia sob presidência da Fonoaudióloga Dra Edilene Boechat . O sistema dos Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia esteve presente com conselheiros no stand na feira tecnológica Elisabetta Radini para orientações aos profissionais e academicos inscritos com distribuição de material na area, sendo também dirimidas muitas dúvidas sobre a nova especialidade de Fonoaudiologia do trabalho e obtenção do título de especialista em audiologia. Foi reforçada a importância do cadastramento na Plataforma Fonoaudiologia Brasil. No dia 9, aconteceu a mesa de debates do Sistema de Conselhos com o tema: Saúde do Trabalhador e notificação das perdas auditivas pelo fonoaudiólogo - como proceder? tendo como palestrantes os conselheiros Thelma Alcântara (5a.R), André Lage Meira (6a. R),  sob a coordenação da conselheira Mariene Umeoka (2a.R).  O EIA foi uma realização da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), com co-participação da FOB/USP, apoio do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e organização da Tribeca. O encontro foi idealizado pelos pesquisadores Orozimbo Alves Costa Filho e Maria Cecília Bevilacqua (falecida em 2013). Este ano o evento reuniu em torno 1.000 participantes, expositores, profissionais e estudantes de todos os estados do Brasil e convidados de diversos países, sendo considerado o mais importante evento da área de audiologia no Brasil, com projeção internacional. Foram  debatidos no encontro os seguintes temas: diagnóstico em audiologia, seleção e adaptação de dispositivos eletrônicos, avaliação e reabilitação vestibular, processamento auditivo, saúde auditiva, saúde pública, (re)habilitação auditiva, potenciais evocados auditivos e emissões otoacústicas, ruído e audição e telessaúde. A coordenação geral do evento foi de responsabilidade de Edilene Boéchat, presidente da ABA e a comissão local foi integrada pelas professoras do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP: Kátia de Freitas Alvarenga, Lilian Cássia Bornia Jacob-Corteletti e Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli e pela superintendente do HRAC/USP, Regina Célia Bortoleto Amantini. O encontro também contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo a presidente do CREFONO5 Conselheira Silvia Ramos " Foi um evento de muitas emoções com homenagens justas a profissionais especiais na área da audiologia além da atualização cientifica na área " .

14º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - São Paulo

Em 2015 o Congresso da FORL voltará ao seu local de sua origem, no Centro de convenções Rebouças de São Paulo! Agora totalmente reformado e ampliado, poderemos voltar a usufruir de localização tão privilegiada, na região mais nobre de São Paulo. São inúmeros hotéis na região, duas linhas de metro (verde e amarela) e muitas excelentes opções de restaurantes e bares na redondeza. Para comemorar este retorno a origem do congresso, teremos inúmeras novidades durante o evento, entre elas cirurgias e dissecção anatômica ao ao vivo e presencial. Além de um programa extremamente rico e diversificado que caracteriza sempre o congresso.

Aproveite e faça sua reserva e inscrição com antecedência para usufruir de tarifas melhores e mais opções de hospedagem através do site: http://www.forl.org.br/sites/?cod_site=95

O 14° Congresso da FORL se consolida como um dos mais importantes eventos no Brasil e o público-alvo esperado é de médicos Otorrinolaringologistas, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Residentes, Alunos de Fonoaudiologia , Alunos de Medicina e Outros Profissionais da Área da Saúde. As perspectivas para o Congresso de 2015 é de 2500 visitantes, 70 Empresas, 500 palestrantes, 10 salas com aulas simultâneas 

14° Congresso da FORL

Data: 13 a 15 de Agosto de 2015
Horário: 08h00 às 18h00
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Av. Rebouças, 600 – São Paulo – SP 

JÁ BAIXOU A REVISTA COMUNICAR ?

  email mkt

 

 Para usuários de iPhones e iPads, baixe-a gratuitamente em:

app

 

 

Para smartphones e tablets que utilizam o sistema Android, em :

google

CREFONO5 PRESENTE NO IV ENCONTRO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO

 Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) realizou nos dias 26 e 27 de março, em Brasília, o IV Encontro Nacional de Fiscalização. Com o tema ‘A Capacitação em Evidência: Aprimoramento de Competências’. Durante a abertura, o CFFa foi representado pelo diretor tesoureiro que afirmou que os Conselhos Profissionais têm como competência fixada por lei o controle do exercício profissional, reforçando a importância dessa atividade para o Sistema de Conselhos. Segundo ele, o trabalho dos fiscais é imprescindível para disciplinar a atuação profissional. “Não apenas em caráter punitivo, mas também preventivo e educativo, de forma a proteger a profissão e, consequentemente, os serviços prestados à população”, diz. O CREFONO5 esteve presente representado pelas fiscais Ameliana Carneiro (Pará), Juliana Ferraz (Goiás) e Regiane Pires (DF) e a presidente da COF conselheira Jane Quintanilha. Para a fiscal de Goiás Juliana Ferraz "foi um momento de muito aprendizado com troca de experiencias para o grupo de fiscais que atendem ao CREFONO5".  A programação teve atividades direcionadas para os Fiscais, conselheiros e presidentes das comissões de orientação e fiscalização que participaram do Encontro, e incluiu palestras sobre Relações Interpessoais, Gestão do Tempo e Eficiência.

Semana de ações marca o Dia de Atenção à Disfagia em Brasilia

 

De 16 a 20 de março, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e a Universidade de Brasília (UnB) promovem uma campanha, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES DF), para marcar o Dia de Atenção à Disfagia, celebrado em 20 de março. A data, instituída pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, visa chamar a atenção da população para o assunto e reforçar a importância da atuação fonoaudiológica no tratamento dos pacientes. De acordo com as professoras de fonoaudiologia da UnB, Isabella Silva e Cristina Furia, disfagia é um distúrbio de deglutição, que traz dificuldade para engolir, de origem neurológica ou mecânica/estrutural, e que atinge todas as idades, especialmente recém-nascidos ou idosos. A programação inclui palestras sobre os fatores de risco para identificação de pacientes disfágicos, que serão realizadas no HUB e na Faculdade de Ceilândia (FCE) da UnB. Os eventos são abertos a todos os colaboradores, médicos, residentes, profissionais de saúde, alunos, pacientes, cuidadores e população interessada no assunto. Na FCE, as atividades terão participação de equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (Nrad) da SES DF. As ações foram organizadas pelo Programa de Extensão da FCE Promoção da Saúde Fonoaudiológica e pela Comissão de Eventos do Colegiado de Fonoaudiologia da FCE.  Para saber mais sobre disfagia, acesse material informativo dos Conselhos de Fonoaudiologia.  

PROGRAMAÇÃO

Dia de Atenção à Disfagia

DATA

HORÁRIO

LOCAL

ATIVIDADE

16/3

10h – 11h

Auditório 2 HUB (1º andar da Unidade 2)

Palestra: fatores de risco para identificação do paciente disfágico

17/3

15h – 16h

Sala 20 HUB (1º andar da Unidade 2)

17/3

20h30 – 21h30

Sala 20 HUB (1º andar da Unidade 2)

18/3

14h – 17h

Auditório UED FCE

Inscrição e palestra

20/3

8h30 – 11h30

Auditório UED FCE

Inscrição e palestra

Fonte:  Assessoria de comunicação do HUB