Fechar [X]

Notícias

Home » Notícias

CARTA ABERTA AOS GESTORES – CONASEMS

 Excelentíssimos(as) Secretários(as) de Saúde,


Como é do conhecimento dos senhores e senhoras, a saúde é um direito garantido pela Constituição Federal, pelas Leis 8080/90 e 8142/90, regulamentadas pelo Decreto nº 7508/2011, e, como um direito fundamental do ser humano, cabe ao Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

Ao longo dos 25 anos de regulamentação do SUS, de 1988 a 2013, aFonoaudiologia vem sendo inserida nos diversos programas e políticas de saúde, devido à importância do seu objeto de estudo, que é a comunicação humana, requisito essencial para a participação social, desde o recém-nascido ao idoso. Oscuidados fonoaudiológicos fazem interface com todos os níveis de atenção, abrangendo promoção, proteção, prevenção e recuperação em ações intersetoriais. Mas o acesso da população a fonoaudiólogos não está plenamente assegurado.

O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia ressalta a importância da inserção do fonoaudiólogo em todas as esferas do serviço público, entendendo que são necessários diálogos abertos e francos sobre as reais necessidades de saúde dos municípios, para que sejam assegurados seus princípios e diretrizes.

São vários os programas e políticas nas quais a Fonoaudiologia deve estar inserida, tais como: Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, Programa de Saúde do Escolar, Programa de Saúde do Idoso, Rede de Saúde da Pessoa com Deficiência, NASF, Política de Atenção à Saúde do Trabalhador, Melhor em Casa, Politica de Atendimento de Urgência aos pacientes vítimas de AVC, entre outras. Também pode-se mencionar os protocolos de diretrizes para a condução de alguns agravos à saúde, como por exemplo o Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) e os protocolos para as vítimas de AVC.

Parte dos desafios foram alcançados, mas ainda há um longo caminho a se trilhar em busca da saúde pública idealizada por todos. Assim, o Sistema de Conselhos em Fonoaudiologia se coloca à disposição para conversar e cooperar tecnicamente, dentro de suas especificidadesa fim de assegurar a inserção do fonoaudiólogo nos programas públicos de saúde, entendendo que a sociedade evolui por meio das habilidades relacionadas à comunicação humana.

Sendo assim, espera-se que o recebimento desta carta aberta represente simbolicamente para V.Sa, assim como representa para esta instituição, o ensejo de estabelecer um canal de comunicação, visando a construção de caminhos que levem a um só destino: a saúde da sociedade.

11º Colegiado

Junho/2014

logo_sistema_conselho

 

Comemorações do dia da voz em Porto Velho - Rondonia

Dia 07 de abril de 2014 a Câmara Municipal de Porto Velho, estado de Rondônia, conferiu uma moção de aplauso às fonoaudiólogas Daniele de Oliveira Brito e Viviane Castro de Araújo pelo Dia Municipal dos Cuidados com a Voz, mundialmente comemorado dia 16 de abril. A moção foi de autoria do Vereador Alan Queiroz, presidente da Câmara do referido município.

As duas fonoaudiólogas e também docentes da Faculdade São Lucas há 12 anos trabalham nas campanhas da voz no município, sendo que Daniele Brito é articuladora regional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Viviane Araújo conselheira do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª região.

As duas conseguiram apoio da empresa Minalinda, que doa garrafas de água para os eventos e do Supermercado Gonçalves que doa maçãs, ambos com essa parceria há 3 anos.

Nos anos de 2011, 2012 e 2013 concorreram como melhores campanhas do Brasil pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e ficaram entre as três melhores nos anos de 2011 e 2012.

Sentem-se orgulhosas de conseguirem mobilizar os alunos e fonoaudiólogos do estado, pois são apenas 199 profissionais em Rondônia e cerca de 100 nesta capital. Segundo Viviane, " Um exemplo de que podemos muito quando queremos algo, mesmo sendo poucos. Afirmam que podemos ser bons, podemos ser ótimos, mas temos que querer e fazer" .

Em 2013 o vereador Alan Queiroz, presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Velho, abraçou a causa e constituiu a Lei que designa o dia 16 de abril como dia municipal dos cuidados com a voz.


Aproveitaram a ocasião da moção e entregaram nas mãos do presidente da casa o projeto “SAÚDE VOCAL PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO”.

FÓRUNS DISCUTEM NOVAS ESPECIALIDADES NA 5a REGIÃO

O CREFONO5 convida os fonoaudiólogos para participarem dos Fóruns de discussão das novas especialidades que ocorrerão em Belém e Goiânia.

Belém - Dia 17 de março  19h  Auditório Bloco F  UNAMA

Goiânia - Dia 18 de março 18h30  Auditório 1 da área 2 PUC Goiás

Trata-se de um debate sobre as novas especialidades em estudo pelo Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia. Será um espaço aberto a todos os fonoaudiólogos que quiserem discutir sobre a proposta de criação das especialidades em Fonoaudiologia do Trabalho, Gerontologia, Neurofuncionalidade e Neuropsicologia, assim como tomar ciência do entendimento de outros colegas fonoaudiólogos sobre o tema. Caso o fonoaudiólogo não possa participar das discussões presenciais, poderá responder a consulta pública contribuindo para o avanço da Fonoaudiologia.  As discussões já ocorreram em Manaus e Brasilia na última semana.

Abaixo, sugue o link para que você possa se posicionar sobre o assunto. http://www.survio.com/survey/d/Z2W7Y4M1H9W7R1V6F

CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO !!!!!!

5o. colegiado do CREFONO5

20 de março - Dia de atenção à disfagia

Dia 20 de março é o Dia de Atenção a Disfagia e para ressaltar a importância da atuação fonoaudiológica nesta área, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia elaborou um folder sobre o tema a fim de colaborar com as ações de divulgação dos fonoaudiólogos interessados.

Para os fonoaudiólogos do Pará e do Amazonas, solicitamos que entrem em contato com as delegacias do CREFONO5 em Belém e Manaus para a solicitação do material e os demais estados que entrem em contato com a Sede do CREFONO5 em Goiânia que o material será disponibilizado gratuitamente.

CREFONO5  em Goiânia

Rua 242 Qd. 71 Lt. 04  Setor Coimbra Goiânia – Goiás  Telefone: (062) 3233-3209  3293-6124/  3233-3620

email:  assessoria@crefono5.org.br

Delegacia  CREFONO5  Manaus

Av. Carlota Joaquina, nº 87  Ed. Carvalho Center  3º andar  Manaus/AM   CEP:  69055-011

Fone: (92) 3236-5042       e-mail:  deleg.manaus@crefono5.org.br

Delegacia CREFONO5 Belém

Endereço: Rua dos Pariquis nº 2999, Ed. Village Center, Sala 809 Belém/PA  CEP: 66040-045

 Fone: (91) 3249-7519    e-mail: deleg.belem@crefono5.org.br

ELEIÇÕES SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA TRIÊNIO 2014-2016

A comissão eleitoral da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia convoca os associados para participarem das eleições que serão realizadas por meio de chapas desvinculadas, ocorrendo pelo voto direto e individual, por meio eletrônico no portal da SBFa, no período de 0h de 03 de fevereiro às 23h59min de 10 de fevereiro de 2014.

A apuração dos votos será realizada no dia 11 de fevereiro 2014 e a divulgação dos resultados será publicada no portal da SBFa a partir de 13 de fevereiro de 2014. A posse da nova Diretoria ocorrerá no dia 06 de março de 2014.

Todo associado poderá exercer seu direito de voto para Diretoria Executiva, cada um dos Departamentos Científicos, cada um dos Comitês Científicos, Comissão de Ensino e Conselho Administrativo (candidaturas avulsas).

Para acessar as Chapas - clique aqui

Para votar clique no link    http://www.sbfa.org.br/portal/eleicao_inicial.php